16 de abril de 2007

FISL 2007 - Balanço último dia

Segue o balanço do último dia (14/04), parece relatório para empresa isso aqui !!!

Evento:
- Galera voltou a comparecer em massa.

- Problemas estruturais não tiveram jeito, aumentou a quantidade de gente, logo link voltou a cair e algumas quedas de energia no restaurante. Um dos banheiros estragou, deixando os outros um caos, principalmente na saída das palestras. Ouvi um zum-zum da comissão, que no próximo ano é quase certo que volte a ser na PUC, tomara que os engravatados se acertem.

- Zorra organizada pela galera do Debian parou o FISL por uns cinco minutos, apitasso geral =D.



Palestras:
- Primeira do dia "Web 2.0 na prática com Java, Faces, EJB, JPA / Hibernate e AJAX", apesar do título pretencioso para ser apresentado em apenas 1 hora, o palestrante focou em Ajax. Na minha opinião mandou muito bem, deixando claro o que é o Ajax, os resultados gerados por este tipo de tecnologia, apresentou a facilidade que o Faces dá para utilizar Ajax. Enfim, gostei da palestra.

- Depois a palestra "Por que ser um Desenvolvedor *Franciscano*? Resposta ao Jô !", que tinha por objetivo dar uma reposta à entrevista polêmica no Jô Soares sobre software livre (SL), em que ele denominou este tipo de desenvolvedor de *Franciscano*. Estavam na mesa grandes desenvolvores de SL no país, onde alguns falaram nada, outros alguma coisa, e outros disseram tudo: "Se desenvolve SL por paixão, para se divertir, aumentar sua rede de amigos, aprender, evoluir, compartilhar conhecimento, transformar seu meio social". Apesar das boas conclusões, vou ser obrigado a puxar a orelha do pessoal. SL já tem a fama de parecer tudo uma bagunça, mas a gente sabe que não é. O pessoal não poderia ter deixado acontecer as gafes no início da palestra, como a desincronização áudio/vídeo na entrevista do Jô, e o "pau" em um dos palestrantes, perderam metade da platéia com isso. Enfim, quem permaneceu na sala ouviu o que precisava para saber o que motiva um desenvolvedor de SL, gostei !!!

- Depois uma que eu esperava bastante "Nos trilhos com Rails", que mostraria os principais recursos do Ruby on Rails e ao final faria uma comparação entre uma aplicação Java+Struts+Hibernate e outra RoR. Infelizmente a palestra teve seu horário antecipado e eu não vi. Alguém viu?

- A tarde um mega palestra que não estava no programa "Tudo sobre frameworks Java com Leandro Saad", onde o Leandro mostrou grande parte das funcionalidades do Guara, além de diversas dicas sobre outros frameworks. Sem dúvida a palestra mais produtiva do FISL.

Nenhum comentário: